“ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Maíra Mascarenhas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10312

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo compreender o sistema classificatório com o qual operam os atores de uma escola pública carioca para investigar de que maneira este se relaciona com a produção de desigualdade entre os alunos. Por meio da observação participante, foi possível descrever diversos contextos de interação em que esses sistemas são revelados e construídos, tais como o conselho de classe e a sala de aula. Sugere-se que os critérios que orientam a interação entre professores e alunos na sala de aula e o processo de julgamento que caracteriza o conselho de classe são regidos por uma moralidade que configura uma concepção particular de mérito e justiça. Desta forma, por meio do estudo sobre desse sistema de classificação, com suas categorias e critérios, foi possível identificar os mecanismos que levam ao tratamento diferenciado entre os alunos e, portanto, perceber de que maneira a desigualdade é produzida.

Downloads

Publicado

03-07-2014

Como Citar

MASCARENHAS, M. “ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 103–113, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.10312. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10312. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO