ADOLESCENTES NEGROS DE ELITE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG/BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS

Autores

  • Pollyanna Alves Nicodemos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10313

Resumo

RESUMO: Este artigo resultou de pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve por objetivo central compreender o processo de construção da identidade de adolescentes negros de elite do ensino médio, matriculados e regulamente frequentes em uma escola da rede particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. A escola é um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio às dinâmicas de socialização e aprendizagens, especialmente identidades étnicas e raciais num contexto em que a presença de estudantes negros é historicamente pequena. A metodologia usada foi o estudo de caso, uma vez que tal procedimento possibilitou à pesquisadora analisar, observar, descrever e, assim, reunir informações detalhadas a partir de uma estada no campo por um período de nove meses, cujo objetivo era apreender a totalidade da situação enfocada. Neste estudo foram empregadas observações livres, seguidas da observação sistemática e participante, associadas ao uso de entrevistas em profundidade, depoimentos, aplicação de questionários, além da pesquisa documental. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros de elite apontam questões que nos permitem concluir que estes apresentam aspectos contraditórios no que se refere à formação de uma identidade negra, com destaque para suas características perceptíveis (cabelo e cor de pele). A relação entre “raça e classe” está presente no processo de construção identitária desses estudantes, já que alguns acreditam que “o dinheiro dá poder” e com isso, negros e negras estão imunes à possíveis situações de preconceito e discriminação racial.Contudo, a partir dos resultados alcançados foi possível compreender os modos como estudantes negros de elite estão inseridos na escola particular e como essa vivência se configura em sua construção identitária.

Downloads

Publicado

03-07-2014

Como Citar

NICODEMOS, P. A. ADOLESCENTES NEGROS DE ELITE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG/BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 115–126, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.10313. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10313. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO