O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL

Autores

  • Ana Cristina Cannas
  • José António Marques Moreira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10527

Palavras-chave:

perfil do professor, ensino profissionalizante, contextos de aprendizagem diferenciados.

Resumo

O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação definem o seu perfil profissional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de refletir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto específico aliada a características pessoais, como a flexibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas.

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Publicado

25-08-2014

Como Citar

CANNAS, A. C.; MOREIRA, J. A. M. O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2014. DOI: 10.17648/educare.v10i19.10527. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10527. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios