A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Autores

  • Ricardo Ribeiro Martins
  • Fernada de Jesus Costa
  • Aline Alves Estevam Gomes
  • Jeniffer Almeida Simplício

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.10667

Palavras-chave:

Formação docente, estágio supervisionado, Ciências Biológicas

Resumo

O estágio supervisionado é uma disciplina de grande relevância para a formação docente, contudo, infelizmente, ela não vem recebendo a atenção que deveria nos cursos de licenciatura. Acredita-se que a referida disciplina seja fundamental para uma completa formação dos estudantes, portanto, levando em consideração esse cenário, é importante que os estudantes compreendam a importância do estágio para sua profissão. Assim, a pesquisa a que se refere este trabalho buscou verificar se estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas compreendem a importância do estágio para suas formações. Para tanto, alguns alunos de uma Universidade pública de Minas Gerais responderam um questionário e os dados obtidos foram analisados. Percebe-se que os estudantes foram capazes de apontar a importância do estágio supervisionado de forma semelhante ao que é descrito na literatura, demonstrando que compreendem a importância dessa ferramenta. Desse modo, considerando o que foi exposto, acredita-se que seja necessário um investimento na disciplina de estágio supervisionado, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, já que ela apresenta importância para todos os atores envolvidos. É, portanto, a partir desse viés que as pesquisas relacionadas ao estágio supervisionado se justificam e devem acontecer, haja vista que a boa realização desse importante eixo da formação, indubitavelmente, culminará em uma melhor qualidade também da educação básica, enfatizando assim o alcance social que se relaciona com as funções daqueles que estão envolvidos com o processo de formação docente como um todo.

Downloads

Publicado

20-11-2015

Como Citar

MARTINS, R. R.; COSTA, F. de J.; GOMES, A. A. E.; SIMPLÍCIO, J. A. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.10667. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10667. Acesso em: 23 abr. 2024.