CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES

Autores

  • Alessandra Silva Reis Costa
  • Ester Maria Figueiredo Souza

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.10675
Agências de fomento
Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Políticas curriculares. Curso de Pedagogia. Formação de professores

Resumo

Este artigo discute políticas curriculares, no âmbito do Ensino Superior, com o currículo vigente e proposto para o curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Apresenta os referenciais teóricos para a análise de políticas educacionais e curriculares, destacando a contribuição do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe, por Mainardes (2006). Dentre os autores que subsidiaram esta produção, destaca-se Gomes (2011), Lopes (20004), Pacheco (2003), Sacristán (2000). A concepção das políticas educacionais e curriculares adotada neste texto traduz uma vertente de análise contextual. Após abordagem das concepções teóricas norteadoras e descrição do currículo do curso de Pedagogia, são problematizados alguns desdobramentos para a formação de professores. 

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Publicado

30-05-2016

Como Citar

COSTA, A. S. R.; SOUZA, E. M. F. CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.10675. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10675. Acesso em: 19 abr. 2024.