PROFISSIONALIDADE DOCENTE:CONTRIBUÇÕES DOS SABERES E FAZERES NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10676Palavras-chave:
Profissionalidade docente. Saber. Fazer. ProfessorResumo
O artigo se propõe a analisar, como a prática do professor se manifesta no cotidiano a partir da relação ensinar e aprender. A questão que se faz presente no contexto dessa discussão é no sentido de compreender como os cursos de licenciatura, a partir da prática dos professores formadores estão conduzindo essa formação na perspectiva da profissionalidade docente? Partimos do pressuposto de que essa profissionalidade diz respeito ao campo específico do trabalho docente, sem, no entanto se limitar a atividade da sala de aula. Enquanto pesquisa qualitativa utilizamos a observação colaborativa, na perspectiva de Paiva (2002), como procedimento de coleta dos dados. No campo teórico fizemos interlocuções com autores dos quais destacamos Sacristán (1998), Tardif (2002) e Altet (2003). Os dados nos permitiram identificar elementos fundamentais no desenvolvimento da prática docente; ou seja, os saberes traduzidos pelos conhecimentos que os professores dispõem, e o fazer que se manifesta na prática associada a esses conhecimentos. Por conseguinte, as sínteses a que chegamos revelam uma desarticulação entre o que os professores teorizam e a maneira como essa teoria é signficada na atividade prática.Nossa intenção não foi levar os professores a se conformarem com o descoberto, mas que eles pudessem chegar as suas próprias premissas empíricas e valorativas de modo mais definido, comparando sua práticas e refletindo criticamente sobre o porquê de cada uma.
Palavras-chave: Profissionalidade docente. Saber. Fazer. Professor
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