RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE BRASIL E ESPANHA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA CIENTÍFICA.

Autores

  • carla Santana Oliveira Universidade Federal do Paraná/PPGE-Doutorado
  • CARLA LUCIANE BLUM VESTENA Universidade estadual do centro-oeste- Unicentro/departamento de pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.11407
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Equipe de Orientação, Enriquecimento Curricular, Flexibilização, Atendimento Educacional Especializado, Avaliação Psicopedagógica.

Resumo

O presente artigo visa analisar as práticas de atendimento educacional especializado para crianças com Altas Habilidades/Superdotação, no contexto do Brasil e da Espanha e exposta na literatura científica internacional. A experiência da Espanha foi escolhida para essa análise por ser uma referencia internacional, no que tange a qualidade de atendimento as necessidades específicas dos superdotados. Para a realização da pesquisa que embasou este artigo, encontramos na analise bibliográfica de documentos oficiais, artigos científicos e obras da literatura científica os subsídios necessários para suscitar nossas reflexões. Como resultado, encontramos dados que indicam que o Brasil tem conquistado importantes avanços, principalmente via NAAH/S e Salas de Recursos Multifuncionais que empregam o enriquecimento curricular e aflexibilização educacional como práticas de atendimento, o que converge com a experiência espanhola. Todavia, ainda nos faltam alguns aspectos para alcançar êxito, como os processos de avaliação escolar, a formação de professores e o acompanhamento de Equipes de orientação como existe na Espanha. 

Biografia do Autor

carla Santana Oliveira, Universidade Federal do Paraná/PPGE-Doutorado

Pedagoga, mestre em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista Proex Capes

CARLA LUCIANE BLUM VESTENA, Universidade estadual do centro-oeste- Unicentro/departamento de pedagogia

 Docente Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pós-doutora pela [School of Education], Durham University - UK (2016-2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

OLIVEIRA, carla S.; BLUM VESTENA, C. L. RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE BRASIL E ESPANHA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA CIENTÍFICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.11407, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.11407. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11407. Acesso em: 29 mar. 2024.