ENSINAR A TRABALHAR: A EDUCAÇAO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL

Autores

  • Meire Terezinha Müller

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11649

Palavras-chave:

Educação profissional, Trabalho, Educação.

Resumo

O ensino de ofícios e de atividades laborais é uma prática inerente aos agrupamentos humanos, transmitida de geração a geração, através da observação e do empirismo, desde as mais remotas eras. Entretanto, a existência de instituições escolares, no sentido moderno da expressão, específicas para o ensino profissionalizante, é muito mais recente. Este artigo pretende, de uma maneira bastante sintética, apresentar e discutir algumas iniciativas educacionais voltadas a essa modalidade de ensino. Iniciamos nossa análise ainda no período colonial e a educação jesuíta, quando ensinar a trabalhar era uma prerrogativa inerente à própria sobrevivência e manutenção dos Colégios Jesuítas. A seguir, abordamos os principais aspectos das Corporações de Ofícios, sua organização, aspectos formais bem como os princípios adotados para filiação e permanência. Seguindo nosso percurso ao longo do processo histórico, passamos pelo Colégio das Fábricas, que, na verdade era uma série de escolas criadas por D. João VI quando de sua chegada ao Brasil com a família real. Nas primeiras décadas do século XX, o foco se volta para as Escolas de Aprendizes Artífices criadas por Nilo Peçanha até chegarmos à criação e instalação das Escolas SENAI na década de 1940, bem como a total mudança por que passou a Educação Profissionalizante no país após essa implantação.

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

MÜLLER, M. T. ENSINAR A TRABALHAR: A EDUCAÇAO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11649. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11649. Acesso em: 19 abr. 2024.