CONCEPÇÃO MARXISTA DE HISTÓRIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A CONFLITOS SOCIAIS

Autores

  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira
  • Anita Helena Schlesener

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11683

Palavras-chave:

Concepções de História, produção socialmente determinada, Guerra do Contestado.

Resumo

Este estudo é expressão da concepção marxista da história. Elege como objeto a Guerra do Contestado e seus processos educativos para se contrapor às abordagens fenomênicas dos conflitos sociais e da educação. Na perspectiva apontada consideraram-se os elementos principais da chegada do capital monopolista ao Sul do Brasil com o objetivo de colonizar e extrair matérias primas para a exportação, a resistência camponesa e o acirramento da violência na crueldade da guerra, tecessem-se observações sobre a educação enquanto processo no seio da luta de classes. Intenta-se contribuir para a superação de abordagens fenomênicas da história e da educação, que se apresentam novas, mas, tão antigas quanto os estudos da economia política de Smith e Ricardo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PEREIRA, M. de F. R.; SCHLESENER, A. H. CONCEPÇÃO MARXISTA DE HISTÓRIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A CONFLITOS SOCIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11683. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11683. Acesso em: 28 mar. 2024.