CARACTERIZAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO WILLY BARTH, DE TOLEDO E A PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
  • Rodrigo Pinto de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11690

Palavras-chave:

História da Educação, Arquivos, Oeste Paranaense, Museu Histórico Willy Barth.

Resumo

O presente texto discute a importância do acervo do Museu Histórico Willy Barth, localizado no munícipio de Toledo-PR, como fonte para pesquisa sobre a História da Educação na região Oeste do Paraná. O fato de ser uma região de colonização recente - década de 1940 - quando comparada ao restante do estado do Paraná, contribuiu para o tardio surgimento de uma cultura de preservação da memória da coletividade. As fontes primárias e secundárias para pesquisa sobre a História da Educação da região são escassas e estão num estado de conservação ruim. Nesse contexto de parca preservação da memória coletiva, o caso do Museu Histórico Willy Barth é uma exceção. A instituição possui caráter público, foi criado pela Lei Municipal nº 834 de 23 de agosto de 1976, seu acervo possui mais de 15 mil itens, divididos em imagens, documentos impressos e manuscritos - mapas, correspondências, jornais, relatórios de atuação da empresa colonizadora, documentos pessoais, livros, revistas, biografias, entre outros - e peças/objetos de uso doméstico e comercial, história oral – depoimentos de pessoas diretamente envolvidas no processo de ocupação da região, gravados em áudio e vídeo, todos relativos à colonização e à escolarização do oeste paranaense. A instituição recebeu o nome de Willy Barth em alusão ao diretor da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A - empresa responsável pelo processo de ocupação da região - e primeiro prefeito de Toledo. O Museu está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo preservar e divulgar a Memória e a História da colonização do oeste paranaense. A instituição desenvolve atividades que abrangem a recepção, arquivamento e preservação do acervo museológico e a divulgação da história da região, por meio de exposições permanentes, temporárias e itinerantes. A prestação de serviço ao público consiste em pesquisas no setor de documentos e fotografias, o que resultou na elaboração de importantes trabalhos acadêmicos, publicados em revistas científicas da área de História da Educação. Pode-se dizer que devido à quantidade e a qualidade das fontes documentais disponíveis no acervo do Museu Histórico Willy Barth, a instituição se tornou uma referência para pesquisas sobre a colonização e a escolarização da região Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

TOLEDO, C. de A. A. de; ANDRADE, R. P. de. CARACTERIZAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO WILLY BARTH, DE TOLEDO E A PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11690. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11690. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares