HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL (1953-1975): UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11692Palavras-chave:
Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, Instituições Escolares, Formação do Corpo Docente.Resumo
Por meio do presente artigo objetivamos apresentar análises acerca da formação do corpo docente do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, a fim de verificarmos a qualificação dos profissionais que nele atuaram. As reflexões que o constituem fazem parte de uma pesquisa mais ampla acerca da história da referida instituição de ensino, situada no município de Maringá-PR, que visava reconstituir seu processo histórico a partir de 1953, ano de sua criação, a 1975, quando recebeu legalmente a autorização para ofertar o ensino de 1º e 2º graus, mediante a Lei nº 5692/71. Por acreditarmos que esse estabelecimento educacional faz parte de um contexto mais amplo, julgamos necessário compreender o contexto educacional do período em questão e os aspectos relacionados à colonização do município de Maringá-PR. Nesse sentido, elegemos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. Na primeira parte, discorremos sobre a fundação de Maringá; na segunda, abordamos a implantação da supracitada instituição e, por fim, analisamos a formação do corpo docente que atuou frente à classe estudantil do referido colégio. Desse modo, foi possível constatar que o quadro de educadores fora formado por profissionais de várias áreas, os quais em sua maioria não possuíam a devida formação para o magistério, assim como por estudantes do próprio colégio, situação esta resultante da ausência de escolas de formação de professores tanto em nível estadual, como nacional.
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