FONTES PARA A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: REFLEXÕES SOBRE UM ITINERÁRIO DE PESQUISA

Autores

  • Flávio Massami Martins Ruckstadter
  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11693

Palavras-chave:

História da Educação, Instituições escolares, Fontes.

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir aspectos do fazer historiográfico no âmbito da História da Educação, especialmente sobre a temática das fontes para a pesquisa sobre a história das instituições escolares. Trata-se de uma discussão acerca das fontes para o estudo das instituições escolares na mesorregião do estado do Paraná denominada Norte Pioneiro. O artigo apresenta, de maneira geral, a importância dos estudos sobre a história das instituições escolares. Isso implica discutir como a temática se constituiu em uma das mais privilegiadas no interior da História da Educação nas últimas duas décadas. Na sequência, de modo mais específico, questiona-se a relevância da pesquisa sobre a temática nessa região específica do estado do Paraná. Isso implica conhecer um pouco da realidade educacional e das características locais do “Norte Pioneiro” do estado. Por fim, analisa-se o potencial das pesquisas em história das instituições escolares na região, a partir do trabalho de pesquisa iniciado e desenvolvido pelos autores no interior do Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT Norte Pioneiro do Paraná (HISTEDNOPR). Considera-se que as pesquisas sobre as instituições escolares se apresentam como possibilidade de preservar parte da história da educação e das instituições estudadas. Além disso, também se apresenta como importante para preservação do patrimônio histórico local e regional, pois os estudos sistematizados sobre a temática são escassos na região.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. FONTES PARA A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: REFLEXÕES SOBRE UM ITINERÁRIO DE PESQUISA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11693. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11693. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares