A EDUCAÇÃO COMO CURA PARA A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO NO PENSAMENTO DE COMENIUS

Autores

  • Edson Pereira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1173

Palavras-chave:

Teologia, Educação, Moravianos, Ensino, Moral e piedade.

Resumo

O pensamento de Comenius tem sido revisitado por meio de alguns
pesquisadores comenianos, preocupados em demonstrá-lo como pedagogo, sendo esta uma
das razões pelas quais é conhecido como o “Pai da pedagogia moderna”. Por outro lado, há
algumas poucas pesquisas que apontam Comenius como teólogo, enfantizando que ele não
foi apenas um pedagogo, mas sua atividade principal era a teologia. A partir desta
constatação, esta pesquisa objetivou demonstrar que só se pode compreender o conceito de
educação de Comenius, tendo como pressuposto fundamental a inter-relação da teologia
com a pedagogia, entre as quais Comenius não faz distinção. É somente com este
pressuposto que se compreende o motivo pelo qual Comenius destacou a educação,
fundamentada no ensino, moral e na piedade, como a salvação ou o remédio divino para a
cura da corrupção do gênero humano, haja vista que ela tem como finalidade última fazer
do homem um paraíso de delícias para o Criador.

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Publicado

03-12-2009

Como Citar

LOPES, E. P. A EDUCAÇÃO COMO CURA PARA A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO NO PENSAMENTO DE COMENIUS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 67–81, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1173. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1173. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação