DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA

Autores

  • Ernesto Candeias Martins

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.11976

Palavras-chave:

pedagogia do encontro, interculturalidade, comunidade, educação social, alteridade.

Resumo

A partir do encontro do ‘social – educativo - cultural’ na formação para a cidadania (cidade educadora, sociedade de aprendizagens, sociedade para todas as idades), numa forma não formal de aprender ao nível comunitário de pedagogias de ‘baixa densidade’, o indivíduo promove-se no diálogo, na comunicação e saberes no âmbito de uma pedagogia da alteridade. As fronteiras entre pedagogias manifestam certas caraterísticas comuns numa cartografia integradora de aprendizagens formais e não-formais trasladado ao tempo de aprender a aprender ao longo da vida ((rede sistémica). Historicamente essa intervenção ‘na’, ‘para’ e ‘com’ comunidade foi património de assistentes, trabalhadores sociais e educadores, mas hoje proliferaram outras profissões, no campo da educação social especializada, caraterizadas pelas práticas profissionais que exercem sobre coletivos ou indivíduos. O autor argumenta num trevo de análise de 4 folhas, em que cada folha é uma parcela da argumentação global, os seguintes pontos: 1.ª folha- a diáspora do social e do encontro na existência do ser humano; a 2.ª folha o educar em interculturalidade (educação e filosofia intercultural) para uma relação pedagógica de encontro ‘inter’, na perspetiva sociocultural, socioeducativa e geracional; 3.ª folha pedagogia do e para o encontro comunitária, no âmbito da educação social, geradora de uma rede de baixa densidade (sistema territorial e/ou comunitário); 4.ª folha de remate final que é o desafio duma pedagogia do encontro em alteridade, promovendo a sensibilidade (sentir e perceção), de modo a convidar, a escutar e a olhar para o(s) outro (s)s num diálogo e encontro intergeracional e intercultural.

Downloads

Publicado

04-05-2015

Como Citar

MARTINS, E. C. DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i20.11976. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11976. Acesso em: 29 mar. 2024.