FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA ONILATERAL: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO

Autores

  • Gustavo Pereira Pessoa
  • Fernanda de Jesus Costa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.12431

Palavras-chave:

Formação docente, teorias marxistas e formação onilateral

Resumo

O presente trabalho busca relacionar a formação docente na sociedade atual e a algumas características presentes nas teorias marxistas, demonstrando que atualmente é preciso alinhar estes dois aspectos, com o intuito de propor uma reflexão e sugerir novas pesquisas nesta área. Vivemos em uma sociedade na qual a formação docente é considerada insuficiente, faltam alguns aspectos importantes que podem ser encontrados na teoria marxista. Neste sentido, muitas vezes é preciso uma formação mais ampla, a formação docente deveria ser mais próxima de uma formação onilateral, ou seja, uma formação completa na visão das teorias marxistas. Desta forma, verificou-se que existem diversos trabalhos sobre esta formação onilateral, mas na prática poucas coisas são realizadas. Os cursos de formação docente não estão contemplando ações necessárias para uma formação de qualidade, sendo necessária, muitas vezes, uma formação continuada, com o objetivo de completar o que não foi trabalhado a contento. Desta forma, acredita-se que seja necessários novos estudos sobre a formação onilateral, pois entendemos que esta perspectiva pode trazer ganhos para a formação dos docentes de uma maneira geral.

Downloads

Publicado

24-11-2015

Como Citar

PESSOA, G. P.; COSTA, F. de J. FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA ONILATERAL: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.12431. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12431. Acesso em: 29 mar. 2024.