DEMOCRACIA E A GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.12443Palavras-chave:
Democracia, Gestão Escolar, ParticipaçãoResumo
O estudo sobre democracia e análise de sua construção conceitual histórica correlacionado à gestão escolar. Tem como principal foco o sentido do processo democrático em instituções escolares. A relevância do tema democracia para a educação ocorre pelo direito que esta representa, resultando em discussões sobre gestão democrática. As discussões sobre o campo da gestão escolar democrática, geralmente, ocorrem de maneira fluída e superficial, sendo assim, consideramos a necessidade de realizar um breve resgate histórico com vistas a elucidar o conceito na contemporaneidade. Para tal, foram utilizados referenciais teóricos como: Chauí (2011), Dourado (2002), Oliveira (2009), Silva (2003) entre outros, afim de buscar sustentação teórica. A pesquisa está delineada numa vertente qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica exploratória. A democracia está intimamente ligada à conquista da cidadania e ao sentido do espaço público, conceitos que permeiam a materialização de um direito constitucional fundante – educação. A gestão escolar requer a promoção do espaço público que possibilite a participação real e a instrumentalização dos sujeitos. Para a construção de um processo democrático na gestão escolar, de base social, precisamos discutir o paradoxo liberdade versus igualdade numa íntima relação com conceitos de alienação e poder – o teor político na gestão escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.