PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SOCIABILIDADES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12606Palavras-chave:
Preconceito. Discriminação. Sociabilidades. Escola. Ensino fundamental.Resumo
Este artigo analisa a discriminação e os preconceitos presentes nas relações de sociabilidades de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Belém do Pará. A relação interdependente sociedade-escola e escola-sociedade são abordadas, pois entendemos que se trata de uma via de mão dupla, uma vez que os estudantes, ao trazerem as representações incorporadas socialmente por meio das mídias para a escola, impactam e modificam as relações pedagógicas e de agrupamentos dessas representações que, não raras vezes, se convertem em relações preconceituosas conflituosas no âmbito escolar. As análises apresentam como aportes teóricos principais Todorov (2003); Guimarães (2004a; 2004b; 2008); Bourdieu (1992; 1997a; 1997b; 2003). Trabalhar ações pedagógicas “enraizadas” para o enfrentamento pedagógico na alteração de estruturas sociais marcadas por práticas preconceituosas é o que se espera da escola no século XXI no Brasil.
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