IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12612Palavras-chave:
Identidades sociais de raça. Oficina de formação continuada. Prática pedagógica.Resumo
O texto faz parte de uma pesquisa de campo de maior abrangência e que está em andamento. É pesquisa em realização com a participação e colaboração de duas professoras de Língua Inglesa de uma escola pública no interior do Paraná. O presente recorte tem o objetivo de refletir acerca de algumas percepções das referidas professoras de Língua Inglesa a respeito de identidades sociais de raça durante o período de realização de ações de formação continuada. A pergunta formulada é: Quais são as percepções de duas professoras de Língua Inglesa acerca de identidades sociais de raça durante uma oficina de formação continuada? O referencial teórico versa a respeito de identidades sociais de raça (GOMES, 2005; SILVA, 2003; FERREIRA, 2004; SANTOS, 2005; FERREIRA, 2012a); documentos oficiais, como a Lei Federal nº 10.639/2003 (BRASIL, 2003); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2005); Orientações Curriculares do Ensino Médio- OCEM- LE (BRASIL, 2006); livro didático (SILVA, 2008; TARINI, 2009; CAMARGO & FERREIRA, 2014; JORGE, 2014); também algumas contribuições da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2012). A pesquisa se pauta na metodologia de pesquisa qualitativa, alicerçada no escopo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Os resultados apontam que para o fato de que a formação continuada auxilia o professor com as reflexões teóricas, bem como possibilitando a intersecção dessas com a prática pedagógica.
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