CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO NA UNEMAT – CAMPUS JUARA

Autores

  • Albina Pereira de Pinho Silva
  • Leandra Ines Seganfredo Santos
  • Priscila Marengo Segrillo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13029

Palavras-chave:

Formação de Professores, Identidade Docente, PIBID

Resumo

O presente trabalho visou compreender como um grupo de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT vêm constituindo suas identidades com a profissão docente. O estudo baseia-se nos pressupostos do método narrativo com foco nas histórias de vida e narrativas autobiográficas escritas em memorial reflexivo. O conjunto de dados aponta que parte dos bolsistas pesquisados que fazem Pedagogia, ingressou no Curso por falta de opção, porém, a partir das experiências e contato com a escola, muitos deles descobriram que estão na profissão certa: ser professor; já outros se encontram em conflito de identidade, possuem dúvidas quanto seguir ou não a carreira docente.

 

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

DE PINHO SILVA, A. P.; SANTOS, L. I. S.; SEGRILLO, P. M. CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO NA UNEMAT – CAMPUS JUARA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13029. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13029. Acesso em: 28 mar. 2024.