PESQUISA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA PENSAR OUTROS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Cláudia Schvingel
  • Ieda Maria Giongo
  • Angélica Vier Munhoz

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.13290
Agências de fomento
FAPERGS/CAPES

Palavras-chave:

Escola Básica. Pesquisa escolar. Professores

Resumo

O presente artigo, oriundo de parte de uma dissertação de Mestrado, tem como objetivo problematizar a proposta da pesquisa escolar como princípio pedagógico. Metodologicamente, de cunho qualitativo, o material empírico de um lado se constituiu de documentos de propostas governamentais das escolas estaduais de Ensino Médio do estado do Rio Grande do Sul a partir da década de 1990 e da proposta do Manifesto dos Pioneiros da década de 1930. Por outro, foi realizada uma revisão teórica acerca de ideias sobre a pesquisa, o ensino e o professor. Estes materiais foram analisados tendo como aporte teórico um conjunto de noções foucaultianas, como a continuidade e descontinuidade da história dos acontecimentos e da análise de documentos. O estudo destes materiais permitiu inferir que o princípio do ensino pela pesquisa vigora desde a década de 1930 no documento do Manifesto dos Pioneiros e em documentos de propostas governamentais do estado a partir da década de 1990. Constata-se que a pesquisa na Escola Básica ainda não ganhou força enquanto princípio pedagógico que perpassa por todas as disciplinas escolares. A pesquisa escolar é potente para pensarmos em outras formas de criação no ensino e para outros modos de escolarização no que diz respeito ao ensinar e ao aprender dos estudantes e dos professores de modo mais (re)inventivo e (re)criativo. Defende-se a proposta do hífen de ligação necessário para compor as palavras professor e pesquisador, resultando em professor-pesquisador. Além disto, que este estudo possa fomentar para demais discussões acerca da temática - pesquisa escolar -, permeando principalmente nos espaços de formação dos professores. 

Biografia do Autor

Cláudia Schvingel

Cláudia Schvingel é Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e professora da rede Municipal de Lajeado/RS. E-mail clau.dia1@hotmail.com

Ieda Maria Giongo

Ieda Maria Giongo é doutora pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. E-mail igiongo@univates.br

Angélica Vier Munhoz

Angélica Vier Munhoz é doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. E-mail angelicavmunhoz@gmail.com

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

SCHVINGEL, C.; GIONGO, I. M.; VIER MUNHOZ, A. PESQUISA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA PENSAR OUTROS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.13290, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.13290. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13290. Acesso em: 16 abr. 2024.