EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior
  • Hernani Veloso de Carvalho
  • Thelma Helena Costa Chahini

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13520

Palavras-chave:

Educação Básica, Tecnologia, Educação.

Resumo

Este artigo pretende analisar a presença e o uso das tecnologias digitais especificamente entre os alunos da Educação Básica, considerando tais dispositivos enquanto possibilidade e recursos presentes e indispensáveis para a abordagem de temáticas vinculadas às perspectivas de aprendizagem atuais. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos sobre Tecnologia da Educação, objetivamos, com este estudo, analisar as principais abordagens acerca de conceitos como a tecnologia de informação e comunicação, e tecnologias digitais. Nessa acepção, discutiremos as perspectivas sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na escola básica a partir do uso de tais tecnologias relacionando-a aos indicadores de desenvolvimento educacional. Compreendemos que na modernidade, os campos dos saberes caracterizam-se pelo alargamento de suas fronteiras conceituais, e, portanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bottentuit & Coutinho (2008), e Morin (2007).

 

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; CARVALHO, H. V. de; CHAHINI, T. H. C. EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13520. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13520. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES