MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Autores

  • Maria Inalva Galter
  • Claudinei Magno Magre Mendes
  • Conceição Solange Bution Perin

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13529
Agências de fomento
PNPD/CAPES

Palavras-chave:

História, conhecimento, indivíduo e sociedade.

Resumo

O artigo é destinado a uma análise da proposta educacional contida no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. Esse documento foi escrito num momento em que a educação nacional sofria duras criticas no que se refere à organização, à estrutura e à pedagogia. Ao longo das últimas décadas, muitos estudiosos da educação foram instigados a tomá-lo como tema de reflexão em suas pesquisas, o que resultou em posições consensuais em relação a alguns aspectos, mas discordâncias em relação a outros.  No intuito de contribuir para esse debate, será analisada a proposta de reforma da educação pleiteada pelos signatários do documento, particularmente a importância que atribuíam ao conhecimento científico na solução dos problemas enfrentados pelos indivíduos em decorrência das novas demandas geradas pela modernização da sociedade. Procura-se analisar a questão proposta relacionando-a às circunstâncias históricas em que o documento foi produzido bem como apontar a importância de tal estudo para a atualidade.

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

GALTER, M. I.; MENDES, C. M. M.; PERIN, C. S. B. MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INDIVÍDUO E SOCIEDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13529. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13529. Acesso em: 28 mar. 2024.