FORMAÇÃO INICIAL E SABERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Dulcinéia Beirigo de Souza
  • Silvia Adriana Rodrigues
  • Alberto Albuquerque Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13632

Palavras-chave:

Formação para docência. Estágio supervisionado. Educação Infantil.

Resumo

A discussão ora apresentada é um recorte dos resultados obtidos com a pesquisa longitudinal, de abordagem qualitativa, desenvolvida entre os anos letivos de 2011 e 2014, com o objetivo geral de acompanhar o processo de formação inicial para a docência na educação básica, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional. Os participantes da investigação foram estudantes e professores de dois cursos de Pedagogia, de duas regiões brasileiras distintas: Sudeste e Centro-Oeste; para coleta de dados, utilizamos questionários mistos aplicados anualmente no período de duração do curso. Dessa forma, nos limites deste artigo, discutiremos a percepção dos dois grupos de sujeitos sobre o papel do estágio na formação inicial para docência na Educação Infantil, com base em dados referentes a questões abertas que compuseram os questionários respondidos por professores, no ano de 2012, e por estudantes da instituição da Região Centro-Oeste, nos anos de 2013, e 2014. A análise dos dados permitiu constatar que, entre os professores, havia dois grupos de opiniões: um, que faz uma avaliação positiva do estágio, dada sua importância formativa em articular teoria e prática; e outro grupo, com uma perspectiva antagônica, apontando que a atividade é concretizada e organizada de forma burocrática e aligeirada. Os estudantes também avaliam o estágio como importante para sua formação, na medida em que tal atividade possibilita a identificação com a profissão e o contato com a realidade/experiência. A realização da pesquisa nos permitiu ainda verificar que o estágio, entendido como eixo articulador de todas as disciplinas do curso, ainda é uma realidade a ser construída nos cursos de formação inicial.

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Publicado

21-02-2017

Como Citar

DE SOUZA, D. B.; RODRIGUES, S. A.; GOMES, A. A. FORMAÇÃO INICIAL E SABERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2017. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13632. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13632. Acesso em: 16 abr. 2024.