GÊNERO: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Larissa Chaves Crestani
  • Andréa Cristina Martelli

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.14079

Palavras-chave:

Ideologia de gênero, Sexualidade, Instituições de ensino, Orientações sexuais, Diversidade sexual.

Resumo

Este artigo intui problematizar conceitos sobre a “Ideologia de Gênero”, os quais estão presentes em vídeos publicados pelo Youtube. Para tanto, é apresentada a sexualidade em uma perspectiva histórica, social e política, considerando noções de gênero e as modificações ocorridas na instituição familiar, conforme a evolução da sociedade, além de expor a necessidade da educação sexual dentro das instituições de ensino, a fim de problematizar conceitos errôneos a respeito do assunto; ainda, há a intenção de abordar temas que discutam a superação de preconceitos em torno das orientações sexuais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica corroborando com a necessidade de desconstrução de concepções pré-concebidas a respeito de gênero e diversidade sexual. Por meio da pesquisa, verificamos a dicotomia entre sexo e gênero, homossexualidade e pedofilia, além de constatar que a educação sexual não interfere na orientação sexual de um indivíduo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CRESTANI, L. C.; MARTELLI, A. C. GÊNERO: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i22.14079. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14079. Acesso em: 19 abr. 2024.