PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: DEFINIÇÕES E DETERMINANTES

Autores

  • Maria Ester Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.14204

Palavras-chave:

Problemas e Transtornos de Aprendizagem, Definições e Determinantes, Análise do Comportamento

Resumo

O presente trabalho é uma revisão acerca de definições e determinantes de problemas e transtornos de aprendizagem, tratados de modo diverso a depender de diferentes autores e abarcando um amplo espectro de problemáticas. Não existe consenso nas definições, muito embora a maior parte localize o problema ou transtorno no indivíduo (causas neurobiológicas). Causas genéticas, emocionais ou mesmo afetas à família do indivíduo também são assumidas. Determinantes externos ao indivíduo como pedagógicos são menos referidas. Numa abordagem analítico-comportamental o mais importante é entender as condições em que se dá a aprendizagem, pois a alteração de tais condições de forma a planejar um ensino eficaz é o que possibilitará o aprender. Outras informações e mitos sobre transtornos de aprendizagem também são discutidos, concluindo-se que a habilidade de leitura é a desordem mais comum isoladamente e em associação com outras, uma vez que se trata de habilidade que afeta todas as demais. 

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Publicado

02-12-2016

Como Citar

RODRIGUES, M. E. PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: DEFINIÇÕES E DETERMINANTES. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.14204. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14204. Acesso em: 18 abr. 2024.