APRESENTAÇÃO DOSSIÊ EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Michel Maffesoli
  • Eduardo Portanova Barros
  • Luzia Batista de Oliveira
  • Tânia Maria Rechia Schroeder

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.14849

Resumo

As palavras Educação e Contemporaneidade carregamsemânticas cujos sentidos nos lançam num labirinto cominúmeros e surpreendentes percursos. Por isso, nos parece que oeducador contemporâneo é aquele que aprendeu a andar peloslabirintos dos saberes, das histórias, das memórias, dos afetos edos sentimentos, do caminho racional sem tornar sua caminhadaum exercício exacerbado; aquele que sonha e luta por mudanças,por transformações sociais e humanas, compreendendo que aimaginação pode romper com modelos estagnados,ultrapassados, pode inventar vida, mundos outros, coisas esignicados novos e educação outra; pode abrir "...olhos que têmnovos tipos de visão...Terá visões se se educar com devaneiosantes de educar-se com experiências, se as experiências vieremdepois como provas de seus devaneios" (BACHELARD, 1989, p.19). Por isso, convidamos o educador a fazer uma travessia pelosdiversos labirintos sem receio de perder-se nos caminhoslabirínticos desse dossiê.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MAFFESOLI, M.; BARROS, E. P.; OLIVEIRA, L. B. de; SCHROEDER, T. M. R. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i21.14849. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14849. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Contemporaneidade