A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS COM EGRESSOS

Autores

  • Daniela Karine Ramos
  • Fabiana Lopes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15201

Palavras-chave:

Educação à distância, egressos, educação continuada.

Resumo

Muitas pesquisas sobre tecnologia educacional e educação a distância estão em andamento, revelando que esse tema tem sido muito explorado atualmente nos diversos aspectos que o constitui. O presente trabalho objetiva caracterizar pesquisas recentes que foram realizadas com egressos de cursos à distância, sejam eles de graduação, pós-graduação, cursos técnicos ou de formação continuada, para identificar os objetivos, descrever os aspectos metodológicos e os resultados alcançados. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática nos primeiros meses de 2016, utilizando os termos “educação à distância” e “egressos” que foram combinados com a inclusão do termo “formação continuada”. A pesquisa foi realizada nos portais ScienceDirect, CAPES, e Google Acadêmico, no primeiro utilizando os termos em língua inglesa e nos outros dois em português. Foi possível identificar uma grande quantidade de trabalhos que buscam avaliar os processos da EAD por meio das falas de seus egressos, sendo de grande relevância, pois conhecer as repercussões desses cursos pode gerar mudanças significativas nas formações. Identificamos também que houve construção de conhecimento efetivo, desenvolvimento de novas habilidades e modificações nas práticas de estudantes egressos dessa modalidade, ainda que por meio das falas desses, existe a necessidade de algumas melhorias.

Downloads

Publicado

19-03-2017

Como Citar

RAMOS, D. K.; RIBEIRO, F. L. A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS COM EGRESSOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15201. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15201. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual