A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • André Luís Quinelato
  • Terezinha Corrêa Lindino

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15368
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Demandas Ambientais no Ensino Superior.

Resumo

Este artigo explora os mecanismos para a inserção da educação ambiental no cotidiano das universidades, selecionando-se a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Toledo como lócus da pesquisa. Procuramos analisar se os princípios vinculados à educação ambiental são considerados na construção e manutenção dos documentos institucionais, incluindo-se o projeto político-pedagógico institucional (PPI), o plano de desenvolvimento institucional (PDI), os projetos pedagógicos dos cursos, além dos planos de ensino das disciplinas. Utilizou-se neste trabalho o método de análise documental para os documentos institucionais selecionados. Constatou-se que a temática ambiental e os princípios vinculados à Educação Ambiental até estão inseridos nos documentos institucionais, porém não com o destaque devido e necessário, reduzindo-se a disciplinas optativas, ocasionando a disciplinarização e aprisionamento da temática ambiental no currículo dos cursos.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

QUINELATO, A. L.; LINDINO, T. C. A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15368, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15368. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15368. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental