A INDISCIPLINA NA ESCOLA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES

Autores

  • CLAUDENEY LICÍNIO OLIVEIRA
  • ANTONIO JOSÉ MÜLLER

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15756
Agências de fomento

Palavras-chave:

Indiscipline. School, Family.

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica/documental, cujo objetivo é contextualizar os problemas enfrentados com a indisciplina na escola em uma situação que envolve os educandos, os profissionais da educação e as famílias; aborda a problemática da indisciplina nas escolas, expondo as dificuldades que a comunidade escolar tem enfrentado nos últimos anos. Pais, professores e equipe técnica e pedagógica sofrem diariamente com o mau comportamento dos alunos, que por desafiarem a lógica do controle escolar, são taxados de incompetentes, não preparados, menores infratores, por não aderirem o modo disciplinar imposto pelo sistema escolar. Os efeitos são percebidos na indisciplina diária dentro e fora da escola. Este texto discute o cenário contemporâneo das escolas públicas do Brasil, destacando a relação entre aluno-escola-família. O texto analisa ainda quais os fatores comportamentais que interferem nas relações dos estudantes e seus professores em sala de aula, o desinteresse pelo estudo e os prejuízos no processo de ensinar e aprender, para a construção do conhecimento e o exercício da cidadania.

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

OLIVEIRA, C. L.; MÜLLER, A. J. A INDISCIPLINA NA ESCOLA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15756, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15756. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15756. Acesso em: 28 mar. 2024.