ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Roberto Antonio Deitos
  • João Batista Zanardini
  • Isaura Monica Souza Zanardini

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16090

Palavras-chave:

Aspectos socioeconômicos e estado. Estado e políticas educacionais no Brasil.

Resumo

Pretende-se com este estudo analisar alguns aspectos socioeconômicos que constituem o processo de definição da política educacional como parte constituinte e integrante do processo de controle estatal da produção econômica e da implementação de políticas sociais. Desse modo, compreendemos a política educacional como uma parte das políticas sociais e o seu processo de implementação corresponde a um processo mais amplo de produção mediados por aspectos econômicos e políticos que acabam sendo adotados como mecanismos de controle e resposta estatal às necessidades humanas de sobrevivência e desenvolvimento social.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DEITOS, R. A.; ZANARDINI, J. B.; ZANARDINI, I. M. S. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i23.16090. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16090. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII