A IMPLANTAÇÃO DOS ESTUDOS SOCIAIS NAS GRADES CURRICULARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NOS ANOS DE 1970 E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR

Autores

  • Eliane Mimesse

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1664

Palavras-chave:

ensino, estudos sociais, formação de professores

Resumo

Esta pesquisa relata como ocorreu a implantação dos Estudos Sociais nas grades curriculares das escolas estaduais de 1º e de 2º grau nos anos da década de 1970 e verifica qual a formação acadêmica dos professores que ministraram esses conteúdos. As fontes utilizadas são compostas pelos relatórios de estágios de observação da disciplina Prática de Ensino, ministrada na licenciatura em História da Universidade de São Paulo. Identificou-se que a maioria dos professores que ministraram as
aulas de Estudos Sociais, nos primeiros anos de sua implantação, concluíram a sua formação acadêmica em cursos de licenciatura plena em História. Com a criação do curso de licenciatura curta em Estudos Sociais a situação alterou-se, o profissional licenciado nesta área, após dois anos de estudos, poderia lecionar várias matérias. As aulas de História foram reduzidas após a instituição da Reforma de Ensino, essa mesma
reforma possibilitou a implantação dos Estudos Sociais. Pôde-se identificar, nesta década estudada, que alguns professores licenciados em História tiveram a oportunidade de ministrar outras disciplinas, tornando-as complementares entre si e, desta
forma, organizando o currículo de acordo com a sua prática pedagógica.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MIMESSE, E. A IMPLANTAÇÃO DOS ESTUDOS SOCIAIS NAS GRADES CURRICULARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NOS ANOS DE 1970 E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 193–204, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1664. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1664. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente