CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DISCURSOS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira
  • Paula Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1669

Palavras-chave:

aprendizagem, construtivismo, professores, estudantes

Resumo

O presente artigo compara concepções de aprendizagem entre professores e estudantes de graduação em Administração, Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas gravadas em fita cassete. As entrevistas foram transcritas e impressas. Após esse processo extraíram-se categorias de análise. Tanto as concepções dos professores, quanto as dos estudantes foram agrupadas em categorias. No caso dos docentes, as categorias levantadas foram: a) aprendizagem como construção própria do sujeito; b) aprendizagem como processo de assimilação; c) aprendizagem através da prática; d) aprendizagem como reconstrução interna. No caso dos estudantes: a) aprendizagem
pelo interesse/necessidade; b) aprendizagem como recepção de informação; c) aprendizagem através da prática. Os dados demonstram um predomínio da concepção construtivista de aprendizagem no discurso dos dois grupos pesquisados.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

TEIXEIRA, E. S.; TEIXEIRA, P. CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DISCURSOS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 261–282, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1669. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1669. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação