A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Alzeir Machado Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém
  • Karla Jayane de Freitas da Silva Liceu de Acopiara - Deputado Francisco Alves Sobrinho
  • Fernando Roberto Ferreira Silva Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu
  • Maria Marcia Melo de Castro Martins Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu
  • Mayle Alves Bezerra Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16704
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estado da arte, Recursos didáticos, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo, no âmbito de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, teve como finalidade investigar o panorama do campo de pesquisa sobre os jogos didáticos (JD) no ensino de Biologia. Foram analisadas produções acadêmicas do sistema online da CAPES, artigos de periódicos e publicações de um evento na área. As fontes utilizadas para busca das produções foram o banco de dados da CAPES; os periódicos: Revista Brasileira de Pesquisa do Ensino de Biologia (RBPEC), Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO), Revista Experiências do Ensaio de Ciências (EECI) e os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados encontrados a partir do tratamento dos dados produzidos nas dissertações, artigos e trabalhos de eventos foram analisados em três categorias: aspectos gerais, aspectos pedagógicos e natureza dos trabalhos. Com a análise dos dados, observou-se um crescimento relativo às produções a cada ano, com ênfase no nível do Ensino Médio, uma predominância por jogos do tipo Tabuleiro e abordagem na temática de Ecologia, quanto ao tipo de abordagem teve-se como ascendente o relato de experiência. No tocante à fundamentação teórica sobre os JD no ensino, notou-se fragilidade nesse aspecto. Considerando o quadro geral dos trabalhos acadêmicos e as características que se apresentaram no decorrer desta investigação conclui-se que o campo de pesquisa sobre os JD no ensino de Biologia está em formação, e se faz necessário uma maior exploração teórica, uma vez que ainda possui muitos espaços e saberes a serem construídos.

Biografia do Autor

Alzeir Machado Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Alzeir Machado Rodrigues é mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e professor do curso de Ciências Biológicas do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém.

E-mail: alzeir.rodrigues@ifpa.edu.br

Karla Jayane de Freitas da Silva, Liceu de Acopiara - Deputado Francisco Alves Sobrinho

Karla Jayane de Freitas da Silva é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará e professora da escola Liceu de Acopiara - Deputado Francisco Alves Sobrinho.

E-mail: karlaiguatu@gmail.com

Fernando Roberto Ferreira Silva, Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Fernando Roberto Ferreira Silva é doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do programa de Pós-Graduação (mestrado) em Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Ceará.

E-mail: fernando.roberto@uece.br

Maria Marcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Maria Marcia Melo de Castro Martins é mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará.

E-mail: marcia.melo@uece.br

Mayle Alves Bezerra, Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Mayle Alves Bezerra é especialista em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri e professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará.

E-mail: maylebezerra@hotmail.com

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

RODRIGUES, A. M.; SILVA, K. J. de F. da; SILVA, F. R. F.; MARTINS, M. M. M. de C.; BEZERRA, M. A. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.16704. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16704. Acesso em: 29 mar. 2024.