BASES HISTÓRICO-SOCIAIS DA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Liliana Soares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1735

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Estado, Gestão, Escola.

Resumo

Sistematizando pesquisa bibliográfica, propõe-se uma relação entre momentos da história da educação brasileira e as políticas educacionais, a intervenção do Estado e as conseqüências na escola. Defende-se o argumento que as políticas públicas no país têm sido repetitivas no sentido de defender a necessidade de descentralização, qualidade e, mais recentemente, democratização da educação. Para tanto, abordam-se aspectos com base na história, na filosofia e na sociologia da educação, organizados em uma seqüência histórica cuja finalidade é tão-somente mostrar a evolução histórica das políticas educacionais ao ponto de explicar por que hoje se vive a ausência de ações estatais mais atidas ao que efetivamente faria diferença no cenário educacional: qualidade do que se aprende na escola com vistas à emancipação cidadã.

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Publicado

03-12-2009

Como Citar

FERREIRA, L. S. BASES HISTÓRICO-SOCIAIS DA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 357–371, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1735. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1735. Acesso em: 28 mar. 2024.