REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Luís Guilherme Gonçalves Cunha Secretaria de Estado de Educação - SEED/PR https://orcid.org/0000-0002-2651-1437
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18006
Agências de fomento

Palavras-chave:

CTS, Representações Sociais, Formação de Professores

Resumo

O objetivo do artigo é relacionar questões referentes às representações sociais e o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em cursos de formação de professores em educação ambiental em EaD. A metodologia da pesquisa possui natureza aplicada já que estabelece a necessidade de resolução de problemas concretos. A pesquisa envolve primeiramente levantamento bibliográfico e a proposição de um curso de formação para professores em CTS. A atividade pedagógica possibilita compreender e explicar fenômenos acerca das representações sociais em Educação Ambiental; o processo de ensino/aprendizagem e sobre os melhores caminhos a fim de tornar o conteúdo atraente para os estudantes na escola. Se considerar a importância das representações sociais associadas a uma abordagem em CTS é possível propor cursos de formação continuada para professores, com o objetivo de capacitá-los para também adotarem em suas práticas pedagógicas: conceitos científicos e tecnológicos.

Biografia do Autor

Luís Guilherme Gonçalves Cunha, Secretaria de Estado de Educação - SEED/PR

Mestrando em Ensino, Ciências e Tecnologias na UTFPR/Ponta Grossa, início em 2017. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Atualmente atua como Professor de Geografia na Educação Básica do Estado do Paraná, como professor concursado. Além disso, como professor em Cursos de Extensão pelo UEPG relacionados a temática de Educação Ambiental, Geografia Econômica, Geodesenvolvimento, bem como Ensino de Geografia e Inclusão. Especialista em Gestão Pública voltada à questão ambiental. Atuei como Assessor Pedagógico da Faculdades Ponta Grossa e docente dos Cursos de Engenharia Civil (Planejamento Urbano e Regional), Nutrição e Farmácia (Estudo do Comportamento Humano). E membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e da Comissão de Vestibular.

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009). Estágio doutoral na Université de Technologie de Compiègne França - Centre d?Innovation Tecnologique (2008). Mestre em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PPGTE- (2002). Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1984).Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia ? PPGECT - Mestrado e Doutorado, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção PPGEP. Atua nos cursos de Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência de Computação. Membro do Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Empresariais e Comunitárias ? COEMP - UTFPR (2014 a 2016).Assistente Editorial do International Journal of Organization and Innovation (2012 até o presente). Ministrou palestras no curso de Mestrado na Universidade de Lyon (2013) e é autora de livro sobre Inovação Tecnológica e Educação.Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2016 - atual).

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

GONÇALVES CUNHA, L. G.; SILVA AVILA DE MATOS, E. A. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18006, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18006. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental