ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Solange MArtins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18125
Agências de fomento
CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e pela FAPEG - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás.

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Ensino.

Resumo

Neste artigo reaproxima-se epistemologia e teoria do conhecimento na análise da produção acadêmica sobre Educação Ambiental. Constrói-se os conceitos de epistemologia da prática e da práxis, para sustentar a defesa da práxis, a partir do método materialista histórico dialético, como aporte teórico necessário para se alcançar uma Educação Ambiental Crítica e Emancipatória. Analisa-se um recorte da produção acadêmica sobre Educação Ambiental, período 2009-2014, buscando identificar e compreender o como a escolha epistemológica dos pesquisadores estão associadas a opções hegemônicas ou contra hegemônicas, o que altera objetivos frente a premente necessidade de superação da grave crise socioambiental.

Biografia do Autor

Solange MArtins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Dra em Educação

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

MAGALHÃES, S. M. O. ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PERSPECTIVA CRÍTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18125, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18125. Acesso em: 19 abr. 2024.