EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO DENTRO DA ORDEM: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL AUTORITÁRIO

Autores

  • Denise Camargo Gomide Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Mara Regina Martins Jacomeli Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18150
Agências de fomento

Palavras-chave:

ditadura militar – política educacional - currículo

Resumo

Em linhas gerais, o objetivo deste artigo é destacar a apropriação do lema Ordem e Progresso na Ditadura Militar, ressaltando o seu viés autoritário no discurso educacional, especialmente na reforma educacional empreendida pela Lei 5.692/71 que abordou temáticas sociais do currículo para o ensino fundamental com o objetivo de fomentar uma formação para a cidadania em sintonia com o projeto educacional dos militares para a mansidão. Nesse contexto, os Estudos Sociais, e nele a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC), representaram os conhecimentos que garantiriam a manutenção da ordem nacional pelo caminho da conformação e da repressão com o objetivo de quebrar as resistências sociais e inculcar as ideologias afinadas com a visão de mundo dominante. A ênfase nessas disciplinas buscou definir quais conhecimentos seriam abordados nas escolas, estabelecendo assim um repertório curricular carregado de valores morais e éticos para a formação do cidadão.

Biografia do Autor

Denise Camargo Gomide, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui Especialização em Gestão da Rede Pública pela USP - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, pensamento pedagógico brasileiro e história das políticas educacionais

Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela PPGE/UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, pedagogia e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

GOMIDE, D. C.; JACOMELI, M. R. M. EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO DENTRO DA ORDEM: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL AUTORITÁRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18150. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18150. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política