LETRAMENTO E ORALIDADE EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18787
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Letramento na educação infantil, oralidade e escrita, educação do campo

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2014, sobre práticas de letramento em uma turma de pré-escola, de uma escola do campo em Rio Grande/RS. Discutimos dados sobre práticas orais e escritas observadas em momentos de interação entre as crianças e a professora, e nas atividades realizadas na rodinha. As análises seguiram os pressupostos teóricos de Street (2003), Soares (2003), Baptista (2010), Kleiman (1995) e Marcuschi (2010). Os dados da pesquisa indicaram que a recorrência das atividades resultaram em padrões de interação para o grupo de dois modos distintos. No primeiro, e mais recorrente, a professora deteve o conhecimento direcionando o diálogo, sendo as crianças ouvintes. O segundo modo, emergiu da realidade das crianças, passando elas a conduzirem o diálogo, tornando-se assim, protagonistas da situação. Isso demonstra que as estratégias orais são modificadas a partir das condições de uso da escrita nos diferentes contextos.

Biografia do Autor

Letícia de Aguar Bueno, Professora da rede municipal - Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

BUENO, L. de A.; NOGUEIRA, G. M. LETRAMENTO E ORALIDADE EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18787, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18787. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18787. Acesso em: 29 mar. 2024.