OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18822
Agências de fomento

Palavras-chave:

saberes docentes, professoras iniciantes, prática pedagógica alfabetizadora.

Resumo

O presente trabalho é fruto de um relato de experiência realizada numa pesquisa com três professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola do sistema público municipal de Caxias-MA. Primamos como métodos de investigação as conversas e observações que foram registradas num diário de pesquisa e aparelho de áudio. Tem como objetivo compreender como são mobilizados os saberes da prática alfabetizadora no cotidiano das professoras iniciantes. A perspectiva teórico-epistemológica adotada foram os Estudos do Cotidiano, e para compreender as narrativas das pesquisadas escolhemos a Epistemologia da Complexidade, tendo em vista que os saberes aprendidos por elas se dão em múltiplos contextos e se materializam em suas práticas pedagógicas cotidianas viabilizando o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as professoras iniciantes, buscam inúmeras táticas e estratégias como forma de contribuir para o processo de alfabetização das crianças, entrelaçando o que sabem com outros saberes provenientes de várias dimensões e contextos de aprendizagem, utilizando da sua criatividade na criação de instrumentos didáticos e pedagógicos, aulas passeio, gênero epistolar, interpelação aos alunos nas atividades propostas, entre outras práticas, que acabam explorando suas habilidades de leitura, escrita e interpretação, as quais se mostram potencialmente significativas e relevantes para a escolarização dos sujeitos aprendentes.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão-UFMA (UFMA). E-mail: joelsonmorais@hotmail.com

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunto I do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias-MA – SEMECT.

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

MORAIS, J. de S.; NASCIMENTO, F.-L. S. C. do. OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18822, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18822. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18822. Acesso em: 29 mar. 2024.