A PREMISSA DIALÓGICA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM INTERTEXTO ENTRE FREIRE, MORIN E LATOUR

Autores

  • Lucila Maria Pesce Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2562-2012
  • Ana Maria Di Grado Hessel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18871
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação de Educadores. Enfoque Culturalista. Premissa Dialógica.

Resumo

O presente artigo situa-se como um estudo teórico-conceitual, que tem o objetivo de refletir sobre a potencialidade da premissa dialógica para o campo da formação de professores. O artigo inicia com o delineamento de uma tríade teórica, a partir do intertexto da perspectiva dialógica da Interação Dialógica Freireana, da Teoria da Complexidade, da Teoria Ator Rede. Resguardadas as especificidades dos construtos teóricos de cada um dos três estudiosos revisitados no artigo, o texto intenciona desvelar a importância capital da premissa dialógica de Freire, Morin e Latour às bases ontológicas e gnosiológicas da formação de educadores, sob enfoque culturalista, com vistas a contribuir para o debate, neste campo de pesquisa e formação.

Biografia do Autor

Lucila Maria Pesce, Universidade Federal de São Paulo

UNIFESP

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Líder do grupo de pesquisa LEC

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

PUC-SP

Departamento de fundamentos de Educação

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital 

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Líder do Grupo de Pesquisa GRUPAR

Bolsista Pos-doc CAPES (2015-2016) Proc. No. 99999.000523/2015-0.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

PESCE, L. M.; DI GRADO HESSEL, A. M.; ROCHA BRUNO, A. A PREMISSA DIALÓGICA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM INTERTEXTO ENTRE FREIRE, MORIN E LATOUR. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18871, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18871. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18871. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS