RITUAIS DE INTERAÇÃO E EMOÇÕES EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA COM CRIANÇAS.

Autores

  • Kellys Regina Rodio Saucedo Universidade de São Paulo
  • Herbert Alexandre João Universidade de São Paulo
  • Daniel Faria Chaim Universidade de São Paulo
  • Maurício Pietrocola Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18881
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Emoções.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das interações de natureza emocional durante a realização de uma atividade investigativa, denominada “o problema do submarino”, à luz da microssociologia das emoções de Randall Collins (2004). O construto teórico cunhado pelo autor possibilitou um novo roteiro de análise interpretativa das interações entre alunos de 4º do Ensino Fundamental envolvidos na resolução de um problema do Conhecimento Físico. Os momentos aqui analisados, com base na metodologia de pesquisa qualitativa denominada investigação orientada por evento foram definidos inicialmente pela visualização individual dos aspectos salientes da filmagem e, posteriormente, estes foram confirmados pelos pesquisadores envolvidos com o estudo. Identificamos nas interações entre os alunos o efeito de solidariedade grupal, associado nesse caso ao estado emocional positivo compartilhado entre os participantes, que tinham por objetivo a solução do problema de imersão e de submersão do submarino. Os resultados indicam a necessidade de observar o processo de aprendizagem em ciências também pelo viés das emoções e nos encoraja a considerar estas categorias de análise na pesquisa educacional. 

Biografia do Autor

Kellys Regina Rodio Saucedo, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Email: kellys@usp.br.

Herbert Alexandre João, Universidade de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Educador no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Email: herbertusp@gmail.com.

Daniel Faria Chaim, Universidade de São Paulo

Mestre em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Doutorando em Marketing Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e Professor da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, SP. Email: daniel_chaim@usp.br.  

Maurício Pietrocola, Universidade de São Paulo

Doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Universidade de Paris e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Email: mpietro@usp.br.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

SAUCEDO, K. R. R.; JOÃO, H. A.; CHAIM, D. F.; PIETROCOLA, M. RITUAIS DE INTERAÇÃO E EMOÇÕES EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA COM CRIANÇAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18881, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18881. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18881. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS