“VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, MEIA-VOLTA VAMOS DAR”: CARTOGRAFANDO MÚLTIPLAS EXPERIMENTAÇÕES DE INFÂNCIAS

Autores

  • Semíramis Martins Corrêa Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Dulce Mari da Silva Voss Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.18949
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

infâncias, governamentalidade, experiência.

Resumo

Essa escrita é nutrida pelo desejo de pensar a Educação Infantil para além de processos pedagógicos que uniformizam e cerceiam as infâncias e as potencialidades de invenção, criação, imaginação e alegria nas experimentações infantis. Compreende-se que essas práticas cerceadoras se sustentam no cientificismo cartesiano produzido na Modernidade que instituiu historicamente o discurso da infância enquanto um tempo biológico e cronológico a ser governado pelos adultos. Nessa lógica, as crianças por serem dotadas de uma ingenuidade, fragilidade, pureza e incapacidade de criar suas próprias aprendizagens, tornam-se corpos dóceis, vivem o paradoxo de uma existência nula e vazia a ser preenchida, ocupada, governada pelas verdades de um mundo dos adultos. As inúmeras mudanças culturais, políticas e econômicas surgidas na contemporaneidade criam novos dispositivos de governo da vida e reconfiguram os modos de viver as infâncias, dotando as crianças de um certo poder de escolha. Contudo, a circulação desses discursos ambivalentes não rompe com a concepção moderna de infância, mas a reconfiguram e alertam sobre os novos perigos que a cercam. O que se busca aqui é mover o olhar em direção a outras perspectivas, ou seja, colocar sob suspeita esses discursos de governamento das infâncias e trazer à superfície algumas práticas pedagógicas onde as crianças tornam-se aprendizes e artesãs das suas próprias experiências. Cartografando esses movimentos, busca-se desterritorializar os processos de ensino e aprendizagem convencionais na Educação Infantil, traçar linhas de fuga no sentido de multiplicar as experiências das crianças entre si e com os adultos com quem compartilham diferentes territórios existenciais.

Biografia do Autor

Semíramis Martins Corrêa, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Aluna regular do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE) na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Especialista em Educação e Diversidade Cultural pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Licenciada em Pedagogia no ano de 2010 pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus Bagé. Membro dos Grupos de Pesquisa Philos Sophias na linha de pesquisa Educação e Filosofias Contemporâneas (CAPES / CNPQ), vinculado a Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/CAMPUS BAGÉ e DESLOGOGIAS - Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas na linha de pesquisa Infâncias: território de escutas e diálogos; (CAPES / CNPQ), vinculado a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS/CAMPUS BAGÉ. Atuou na Educação Infantil de 2008 à 2017. Pesquisa a área da educação com ênfase nos estudos sobre infâncias, gênero e sexualidade, formação de professores e filosofia da diferença.

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História (1991), Especialista em Educação (1995),
Mestre em Educação (1999) e Doutora em Educação (2012) pela Universidade Federal de Pelotas. Professora
Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Bagé - RS), atuando na Área da Educação nos Cursos de Graduação - Licenciaturas e na Pós-Graduação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE). Coordenadora o Curso de Especialização em Educação e
Diversidade Cultural de 2014 a 2017 (UNIPAMPA/Campus Bagé). Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias, Linha de Pesquisa Educação e Filosofias Contemporâneas. Temas de estudo e pesquisa: políticas educacionais, trabalho docente, reformas curriculares, movimentos sociais, multiculturalismo, gêneros, sexualidades, etnias e negritudes.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

CORRÊA, S. M.; VOSS, D. M. da S. “VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, MEIA-VOLTA VAMOS DAR”: CARTOGRAFANDO MÚLTIPLAS EXPERIMENTAÇÕES DE INFÂNCIAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.18949. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18949. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios