NA FLUIDEZ DO CORPO UM ENCONTRO PELA DOCÊNCIA

Autores

  • Camila Borges dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Josicler Alberton Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Fortes De Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18976
Agências de fomento
Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Docência, corpo, teatro, arquitetura

Resumo

Este artigo é um trabalho conjunto, escrito por duas docentes, uma do teatro e outra da arquitetura, com a participação da orientadora comum as duas, que se encontraram para falar do corpo como potência para a docência. Para tanto, revisitaram suas vivências e trouxeram uma discussão sobre como o corpo atravessa suas áreas de formação e sobre o sensível na educação. O objetivo é promover uma reflexão sobre docência a partir do corpo, do estar no corpo no teatro e na arquitetura, buscando uma maior permeabilidade dos saberes sensíveis na educação. Neste contexto, este texto destaca três ideias que podem movimentar a docência: a primeira diz respeito à importância que o corpo tem como existência na docência, a segunda enfatiza que formação é estar aberto para o mundo e que o corpo é comunicação e a terceira destaca que criação, ou auto-criação, envolve sempre movimento de corpo. Assim, por meio de uma conscientização maior sobre a importância do corpo e de suas potencialidades, há uma valorização do cotidiano, da sala de aula como ambiente profícuo para formação.

Biografia do Autor

Camila Borges dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Atriz-Profesora; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM; Professora nos Cursos de Pedagogia e Educação Especial - EAD/UFSM; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS/UFSM.

Josicler Alberton, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e Urbanista, Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Doutoranda em Educação no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social- GEPEIS/ UFSM. 

Valeska Fortes De Oliveira

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, todos na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

DOS SANTOS, C. B.; ALBERTON, J.; DE OLIVEIRA, V. F. NA FLUIDEZ DO CORPO UM ENCONTRO PELA DOCÊNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18976, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18976. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18976. Acesso em: 29 mar. 2024.