AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIQue – SISTEMA DE INDICADOR DE QUALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Roberta Pasqualli
  • Lara Popov Oberderfer IFSC
  • Oto João Petry UFFS

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.19406
Agências de fomento
UNIEDU - SC

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Qualidade na Educação. Gestão Escolar.

Resumo

Atualmente existem vários instrumentos capazes de auxiliar na coleta e na organização de informações. Entretanto, em sua maioria, são sistemas voltados ao controle administrativo e burocrático. São raros os softwares que auxiliam na avaliação da qualidade institucional da escola básica. Neste trabalho, apresenta-se uma modelagem de software para a gestão da escola aprimorar as suas formas de avaliar a qualidade escolar, com a intenção de que seja um instrumento de comunicação e participação, por meio de indicadores de avaliação, para toda comunidade escolar. A elaboração da modelagem pressupôs uma análise de requisitos já fundamentada e a concepção de uma modelagem de software que resultou nos artefatos e na validação da especificação de requisitos. Como intencionalidade a proposição de uma ferramenta que a gestão escolar da educação escolar básica possa lançar mão para auxiliar no desenvolvimento de uma proposta educativa alinhada com a qualidade social emancipadora da escola.

Palavras-chave:Políticas educacionais. Qualidade na Educação. Gestão Escolar.

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli

Roberta Pasqualli é Doutora em Educação pela UFRGS. Docente do IFSC.

Lara Popov Oberderfer, IFSC

Lara Popov Oberderfer é Mestre em Educação pela UFFS. Docente do IFSC.

Oto João Petry, UFFS

Oto João Petry é Doutor em Educação pela PUC-RS. Docente da UFFS.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

PASQUALLI, R.; OBERDERFER, L. P.; PETRY, O. J. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIQue – SISTEMA DE INDICADOR DE QUALIDADE ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.19406, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.19406. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19406. Acesso em: 20 abr. 2024.