CONTANDO HISTÓRIAS NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIA PARA ESTÍMULO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Flavio Pereira de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) https://orcid.org/0000-0002-6018-8100
  • Ana Libania Alves Rodrigues Rede Sesc
  • Márcia Regina Santana Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.19427
Agências de fomento

Palavras-chave:

Narração de histórias. Ensino Médio.

Resumo

O ato de contar histórias, muito empregado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, traz uma série de benefícios aos estudantes. Aqueles que, sistematicamente, participam desta prática são apresentados a novas realidades e novos mundos de representação, o que pode significar um relevante ganho na aprendizagem. Teria esta prática similar benefício para os estudantes de Ensino Médio? Este questionamento motivou o desenvolvimento da experiência Contando histórias no Ensino Médio: estratégia para estímulo à aprendizagem matemática, relatada neste texto. Diferentemente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a narração de histórias no Ensino Médio deve ter abordagem diferenciada, com adaptações em relação às narrativas direcionadas aos pequenos estudantes. Neste trabalho, o objetivo das histórias em sala de aula foi atrair a atenção do estudante secundarista e, a partir disso, iniciar tópicos de Matemática, servindo como motivação inicial. Devido à escassez de bibliografia de narração de histórias para adolescentes, este pesquisador buscou narrativas, inclusive com familiares, que tivessem relação com o conteúdo a ser abordado e com o dia a dia do estudante, valendo-se do esforço para alterações que pudessem contribuir com o êxito da prática. Após a observação sistematizada dos resultados da narração de histórias para adolescentes, verificou-se maior envolvimento dos estudantes nas aulas de Matemática, o que refletiu, inclusive, na melhoria das notas das avaliações aplicadas posteriormente.

Biografia do Autor

Flavio Pereira de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, câmpus de São Mateus. Especialista em Matemática. Licenciado em Física e licenciado em Matemática. Atua como professor da Educação Básica.

Ana Libania Alves Rodrigues, Rede Sesc

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), especialista em Artes e especialista em Educação Infantil. Pedagoga e graduada em Artes. Professora da Educação Infantil na Rede Sesc do Espírito Santo.

Márcia Regina Santana Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em História da Ciência das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em São Mateus.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

JESUS, F. P. de; RODRIGUES, A. L. A.; PEREIRA, M. R. S. CONTANDO HISTÓRIAS NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIA PARA ESTÍMULO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19427, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19427. Acesso em: 28 mar. 2024.