ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID E DO ESTÁGIO CURRICULAR NA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE

Autores

  • Cintia Rafaella Fernandes Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.20076
Agências de fomento

Palavras-chave:

Iniciação à docência. PIBID. Estágio Supervisionado.

Resumo

O presente trabalho constituiu-se em uma pesquisa com licenciados da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujo objetivo geral foi fazer um paralelo entre licenciados que vivenciaram experiências nas disciplinas de estágio e no PIBID e aqueles que tiveram vivência apenas nos estágios. A primeira etapa do trabalho consistiu em entrevistas, que foram transcritas e enviadas aos participantes via E-mail, os quais analisaram suas falas e editaram as suas opiniões no texto. Os entrevistados destacaram algumas falhas relacionadas ao estágio, dentre elas, a forma como o mesmo é desenvolvido e conduzido, além da pouca disponibilidade de carga horária na escola. Quanto ao PIBID, os entrevistados reconheceram que o período em que o bolsista de iniciação à docência participa de vivências na escola é bem superior ao período em que participa no estágio. A opinião dos colaboradores deixou evidente que o PIBID pode proporcionar uma formação diferenciada por meio da prática, preenchendo, de certa forma, algumas lacunas que ainda existem nos currículos dos cursos de licenciatura, sobretudo no que diz respeito aos estágios e à preparação dos estudantes para a prática docente.

Biografia do Autor

Cintia Rafaella Fernandes Oliveira, Universidade Estadual do Ceará


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: cintiarafaella14@gmail.com

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Bioquímica pela
Universidade Federal do Ceará e
professor do Mestrado Profssional
em Ensino de Biologia (PROFBIO)
e do Curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas da
Universidade Estadual do Ceará,
vinculado à Faculdade de Educação
de Crateús (UECE/FAEC). E-mail:
fabricio.suderio@uece.br

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

OLIVEIRA, C. R. F.; SUDÉRIO, F. B. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID E DO ESTÁGIO CURRICULAR NA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20076, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20076. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20076. Acesso em: 19 mar. 2024.