UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PDE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22385
Agências de fomento
Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED-PR)

Palavras-chave:

PDE, Gênero Discursivo, Língua Portuguesa.

Resumo

Este texto objetiva apresentar uma experiência durante a orientação da Produção Didático-Pedagógica no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), ao utilizar os gêneros discursivos como intervenção-pedagógica na área do ensino de língua portuguesa, realizado na Universidade Estadual XXXXX – SIGLA, campus de Nome da Cidade, do Colegiado do Curso de Letras (Português/Inglês), entre 2012-2015. Os resultados demonstraram que o ensino de língua portuguesa baseado no uso de um gênero discursivo por meio da elaboração e aplicação de uma SD no PDE, viabiliza para a prática do professor-PDE, a clareza do conhecimento de características específicas dos diferentes gêneros para o desenvolvimento da competência comunicativa de seus interlocutores. Com isso, mostrou-se a diferença entre o velho ensino (redação) e o novo ensino (produção textual) como prática social.

 

Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

CHAGURI, J. de P. UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PDE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22385, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22385. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22385. Acesso em: 29 mar. 2024.