A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ARQUITETO SEGUNDO A VISÃO FILOSÓFICA DE VITRUVIUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22517
Agências de fomento
Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Arquitetura, Vitruvius.

Resumo

RESUMO: Escrito pelo engenheiro e arquiteto romano Vitruvius, no primeiro século antes da era cristã, o tratado De Architectura Libri Decem (Dez Livros sobre Arquitetura) é o primeiro texto teórico no mundo ocidental sobre arquitetura. Dos dez rolos originais desaparecidos são conhecidas atualmente setenta e oito cópias manuscritas, todas derivadas de um único arquétipo. A partir do Renascimento, em diversos países, o tratado vitruviano influenciou sucessivas gerações de arquitetos que construíram edificações nos estilos arquitetônicos conhecidos como Classicismo e Neoclassicismo. Neste artigo é focada a explanação de Vitruvius sobre os assuntos que o arquiteto deve conhecer. Segundo a sua visão filosófica, todas as áreas do saber elencadas para a educação do arquiteto estão intimamente ligadas e constituem um único corpo de conhecimento. Nessa visão, não basta o domínio de técnicas da geometria e da aritmética. Para Vitruvius, a educação do arquiteto visa à criação de projetos arquitetônicos tendo como princípio filosófico norteador o cuidado com a qualidade de vida dos habitantes em um meio ambiente saudável. Nessa visão filosófica constata-se a atualidade do pensamento de Vitruvius.

Biografia do Autor

Tânia Baier, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Departamento de Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-01-2020

Como Citar

BAIER, T. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ARQUITETO SEGUNDO A VISÃO FILOSÓFICA DE VITRUVIUS. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22517, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22517. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22517. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática