LESSON STUDY E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA FORMA DE DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

  • Bonotto de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-7774-2251
  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul-SC
  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22528
Agências de fomento

Palavras-chave:

Lesson Study, Formação de professores, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as produções científicas produzidas no Brasil na forma de dissertações e teses acerca da temática ‘Lesson Study’. Para tal, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram constituídos por meio de buscas em repositórios de acesso público livre e virtual, considerando produções que apresentassem as expressões ‘estudo de aula’ ou ‘Lesson study’, na forma de tese, dissertação, artigos de eventos e artigos publicados em revistas ou capítulos de livro. Identificaram-se 346 produções, dentre as quais nove dissertações e uma tese foram selecionadas para leitura integral e análise, a qual seguiu os procedimentos de análise de conteúdo. O panorama inicial demonstrou que o ‘Lesson Study’ é recente no cenário brasileiro e, identificou-se uma tendência em compreender esse modelo de formação como um processo contínuo e em espiral, o qual a cada etapa evolui para novos níveis de compreensão e conhecimento. Sinaliza-se para a necessidade de tornar o ‘Lesson Study’ tema de estudos em contextos formativos, a fim de torná-lo um processo de desenvolvimento profissional de professores menos pontual no cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Bonotto de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Docente  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul-SC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Realiza  Pós doutoramento em Educação - Didática da Matemática - na Universidade de Lisboa. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul 

Izabel Gioveli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Engenharia - UFRGS. Docente na Universidade Federal da Frontiera Sul.

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

BONOTTO, B. de L.; SCHELLER, M.; GIOVELI, I. LESSON STUDY E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA FORMA DE DISSERTAÇÕES E TESES. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22528, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22528. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22528. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Lesson Study em Matemática