DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS QUE PARTICIPA DE UM LESSON STUDY HÍBRIDO

Autores

  • Vanessa Crecci Universidade Estadual de Campinas e Centro Universitário Moura Lacerda
  • Andrey Patrick Monteiro de Paula Universidade Federal do Tocantins
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22755
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Palavras-chave:

Lesson Study, Matemática nos Anos Iniciais, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é narrar e analisar o desenvolvimento profissional de uma professora que ensina matemática nos anos iniciais e participa de um projeto de Lesson Study Híbrido (LSH), realizado no contexto de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade, denominada Grupo de Sábado (GdS). Trata-se de um estudo desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante entrevistas com uma professora participante do projeto, observação de suas aulas e análise de suas narrativas. Os resultados revelam indícios de desenvolvimento profissional da professora, sobretudo por ter aprendido a realizar e experienciar práticas exploratórias investigativas, ter participado no projeto LSH e, nesse contexto, ter valorizado o planejamento coletivo e as especificidades do conhecimento do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Vanessa Crecci, Universidade Estadual de Campinas e Centro Universitário Moura Lacerda

Vanessa Crecci é Doutora em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Educação da Unicamp e Professora de graduação e Pós-graduação no Centro Universitário Moura Lacerda. E-mail: vancrecci@gmail.com

Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Andrey Patrick Monteiro de Paula é Licenciado em Matemática e Mestre em Educaçao pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professor da Universidade Federal do Tocantins no Curso dePedagogia e Discente da Pós-Graduação (Doutorado) em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

Dario Fiorentini possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas e Estágios Pós doutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). E-mail: dariofiore@terra.com.br

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

CRECCI, V.; DE PAULA, A. P. M.; FIORENTINI, D. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS QUE PARTICIPA DE UM LESSON STUDY HÍBRIDO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22755, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22755. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22755. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Lesson Study em Matemática